segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Quebrando o Silêncio

No dia 03 de outubro na cidade de Rio Branco foi realizada a Campanha “Quebrando o Silêncio”. Durante a semana houve uma grande mobilização, escolas e creches foram visitadas, cerca de 1200 impressos foram distribuídos a crianças e professores dando mais detalhes sobre o projeto.



A campanha que busca alertar a população sobre a Violência doméstica foi iniciada com uma marcha pela cidade. O evento contou com a participação do Clube de Desbravadores “Heróis da Fé” de Mirassol d’Oeste – MT, que com auxilio da fanfarra puxou a frente da passeata. Logo depois da caminhada pelas principais ruas da cidade todos se reuniram na praça central, onde foram ministradas duas palestras.



A primeira pelo pastor Jean Quenehen, pastor do Distrito de Curvelândia, que alertou mulheres, idosos e crianças sobre alguns cuidados a serem tomados e esclareceu alguns direitos importantes que a legislação nos dá. A segunda foi ministrada pela Psicóloga Érica Lima que destinou a palestra aos pais, mostrando os principais sinais que uma vítima apresenta e a importância da recuperação.



O evento mobilizou a cidade reunindo centenas de pessoas dentre elas jovens, adultos, muitas crianças da igreja e também da comunidade do Rio Branco, Salto do Céu, Lambari d´ Oeste, Canaã e Curvelândia.  Contou-se também com a presença de autoridades como o Prefeito de Rio Branco Antônio Milanezi, o Presidente da Câmara Giovani Farrari, a Polícia Civil e Militar, entre outros. O prefeito municipal recebeu uma camiseta da Campanha.



Após a palestra, para a alegria da garotada, a turminha do Nosso Amiguinho entrou em cena cantando, alegrando e esclarecendo assuntos muito importantes através de suas canções educativas.



Em uma entrevista com o Presidente da Câmara, Giovani Farrari, ele parabenizou a igreja por essa ação que irá incentivar outras instituições a fazerem o mesmo. Segundo ele, não houve programa como este e que principalmente para as crianças será muito bom, pois elas irão pensar duas vezes antes de conversar com um adulto estranho, por exemplo. Ele destacou também que as leis existem, mas para que tenham efeito, a população deve conhecê-las. A campanha Quebrando o Silêncio incentiva a busca por ajuda e esclareceu  aquilo que muitas vezes fica omitido.



Lucelena Corrêa, moradora de Rio Branco, declarou que esse tipo de movimento é muito bom para a cidade por que as crianças não sabiam de muita coisa que foi exposto nas palestras e que agora já é do conhecimento delas.



Agradecemos à Direção do Ministério da Mulher/MCA de Rio Branco pelo esforço e dedicação para que essa Campanha se tornasse realidade!



por Jean e Vanessa Quenehen

Nenhum comentário: