terça-feira, 4 de maio de 2010

A Autoridade do Sábado

Recebi uma história de um pastor por e-mail e gostaria de compartilhar com vocês.


A Autoridade do Sábado
Guardo na lembrança um fato inusitado que ocorreu no inicio do meu ministério. Entre as igrejas do meu distrito havia uma que sofria uma acirrada perseguição de dois vizinhos. Algumas vezes esses vizinhos colocavam o som bem alto para atrapalhar o culto, outras vezes atiravam pedras no telhado ou varriam a rua para jogar o lixo na porta da igreja.

        Por causa desse incomodo toda a igreja resolveu orar pedindo a ajuda de Deus.
Uns dois ou três meses depois que todos os irmãos se uniram para orar por esse assunto,  recebi um bilhete do primeiro ancião pedindo-me que fosse com urgência aquela igreja  porque aqueles dois vizinhos queriam conversar comigo. Viajei preocupado, pensando todo tempo que algo muito grave tinha acontecido ou estava para acontecer.
       Quando cheguei à cidade, procurei logo o primeiro ancião e perguntei: O que está acontecendo? Ele me pediu paciência e me conduziu a casa dos dois vizinhos. Encontrei os dois vizinhos me esperando. Eram dois senhores com mais de setenta anos, eram viúvos, viviam na mesma casa, eram irmãos legítimos, e estavam naquela manhã com certo ar amistoso. Pediram cordialmente que eu me assentasse, pois queriam contar uma longa história.
         O primeiro deles, o que parecia ser o mais velho, iniciou a conversa falando sobre certo programa de rádio que juntos costumavam assistir. Era um programa de debate que envolvia sempre assuntos polêmicos. Depois de falarem sobre os vários assuntos que já tinham ouvido, disseram que na semana anterior tinham ouvido um debate entre um pastor batista e um padre católico.
        O apresentador do programa lançou sorte e coube ao pastor batista fazer a primeira pergunta. O pastor então perguntou ao padre: “Com que autoridade sua igreja batiza crianças?” O padre insatisfeito com esse tipo de pergunta impôs uma condição para respondê-la. Disse o padre: “eu só responderei sua pergunta se você me responder outra.”
       O pastor concordou, e o padre perguntou: “Com que autoridade sua igreja guarda o domingo?”. Surpreso com a pergunta o pastor batista respondeu: “Com a autoridade bíblica.” Imediatamente, e sem titubear, o padre desafiou o pastor a provar isso dentro da Bíblia. Depois de várias tentativas em vão, citando textos que o padre refutava, o pastor batista admitiu: “Nós seguimos a tradição cristã que depois da morte de Cristo passou a guardar o domingo.” O padre deu uma gargalhada e acrescentou: “Vocês seguem uma tradição católica, por que foi a igreja católica que transferiu a guarda do sábado para o domingo, e nenhum texto bíblico autoriza essa substituição”. O padre fez uma pausa e depois acrescentou: “Vocês nos criticam, e, no entanto, se submetem a nossa autoridade, se vocês fossem fiéis a Bíblia deveriam ser como os Adventistas, que guardam o sábado”.
      Essa afirmação do padre convenceu os dois irmãos quanto à guarda do sábado e a fidelidade da igreja Adventista. Eles tinham me convidado naquele dia para marcar a data do batismo deles.
        Estou convencido de que uma igreja unida em oração pode obter qualquer bênção de Deus.

Nenhum comentário: