domingo, 27 de junho de 2010

Seguir a Deus ou aos homens?

Felipe Barra


Estava lendo a matéria “Pastor Sóstenes Apolos da Silva: "Nós vivemos de acordo com a Bíblia" publicada na Revista Época, onde Sóstenes Apolo da Silva, pastor da Assembléia de Deus, era entrevistado, por ser o pastor da candidata à presidência Marina Silva.
O título chamou minha atenção, então li para saber em que eles seguem a Bíblia. Marina, como evangélica, é questionada quanto aos seus princípios referentes ao casamento homossexual e o aborto. O pastor procura explicar que ela apóia o casamento homossexual, mas sem a bênção religiosa. O que os políticos não fazem para ganhar votos, até seus princípios negociam para não desagradar um grupo de pessoas.
Continuando a entrevista, o repórter questiona o pastor sobre as roupas que Marina usa. É do conhecimento de todos o zelo que os Assembléia prestam ao vestuário, condenando severamente mulheres que usam calça comprida. Olha qual foi a resposta:

ÉPOCA – A Assembléia costuma dizer que as mulheres devem usar saia, manter o cabelo comprido. Marina diz que segue estilo próprio quanto a isso. A igreja faz alguma recomendação? 
Pastor Sóstenes – Nossa igreja em particular tem uma postura mais liberal em usos e costumes. Não temos problema com mulher cortar o cabelo, se arrumar.

ÉPOCA – Tem diminuído a pressão desse tipo de regra na Assembléia de Deus? 
Pastor Sóstenes – Tem. É uma tendência nacional, uma questão de maturidade. Tem um texto bíblico que diz: “Não haja roupa de homem em mulher, nem roupa de mulher em homem”. Mas o que determina se uma roupa é de homem ou de mulher é a sociedade, e não a Bíblia.

Fiquei surpreso com essas palavras. Quem diria, um importante pastor da Assembléia admitindo que na sua igreja a doutrina é diferente. Afinal de contas por que uma doutrina vale para algumas comunidades e para outras não? Será que os pastores são os inventores das doutrinas ou eles realmente “seguem a Bíblia” como o pastor afirmou?
Essas perguntas são importantes, pois Mateus 15:9 diz “E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”. Temos que seguir as doutrinas bíblicas e não seguir os homens. Paulo nos recomenda em Atos 5:29 diz “Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”.

Quando se trata de política, percebemos que ser cristão e político realmente é muito difícil. Manter os princípios ocupando um cargo que depende da aprovação pública é praticamente impossível, pois sabemos que o mundo caminha a cada dia para uma maior degradação moral. Um cristão de verdade não negocia seus princípios para ter aprovação. Um cristão na política dificilmente sobrevive.
É, estamos chegando ao fim. Assembleianos desistindo das saias, cristãos negociando seus princípios e pessoas sinceras seguindo homens. Quem tem ouvidos, ouça.

Sóstenes Apolo da Silva, Preside a igreja da Assembléia de Deus no Plano Piloto de Brasília, freqüentada por Marina Silva. É presidente da Convenção Evangélica da Assembléia de Deus do Distrito Federal.

Fonte: Revista Época - 25/06/2010 - edição nº 632

Nenhum comentário: