quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sugestões práticas para a guarda do sábado (9/17)




Ação social adequada ao Sábado


“De acordo com o quarto mandamento, o sábado foi dedicado ao repouso e ao culto religioso. Toda atividade secular devia ser suspensa, mas as obras de misericórdia e beneficência estavam em harmonia com o propósito do Senhor. Elas não deviam ser limitadas a tempo ou lugar. Aliviar os aflitos, confortar os tristes, é um trabalho de amor que faz honra ao dia de Deus.” – E. G. White, Beneficência Social, pág. 77.

“A lei proíbe trabalho secular no dia de repouso do Senhor; o labor que constitui o ganha-pão, deve cessar; nenhum trabalho que vise prazer ou proveito mundanos, é lícito nesse dia; mas como Deus cessou Seu labor de criar e repousou ao sábado, e o abençoou, assim deve o homem deixar as ocupações da vida diária, e devotar essas sagradas horas a um saudável repouso, ao culto e a boas obras.” – E. G. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 207.

Sugestões Práticas
• Manifestações e ações sociais próprias para o sábado são: campanha Quebrando o Silêncio; doação de sangue; visitas a hospitais, a idosos, orfanatos, presídios, etc.
• A compra de alimento ou medicamento para atender as necessidades deve ser feita durante a semana, exceto emergências.
• Atividades braçais, como: plantio de árvores, limpeza, reforma ou pintura, são próprias de ser realizadas fora das horas sagradas.
• Aqueles que trabalham com atividades de atendimento ininterrupto à comunidade – “os empregados adventistas em instituições não adventistas onde as horas do sábado não trazem diminuição dos deveres rotineiros, encontram-se sob a obrigação de recordar os princípios que regem as atividades sabáticas.” – Declarações da Igreja, págs. 204-205.


Nenhum comentário: