sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Meditação de Por do Sol [26/10/2012]



Uma carta mais que especial
Estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações. 2 Coríntios 3:3

No início de 1985, os pais de Cristian decidiram sair de Santiago e foram colonizar o sul do Chile - o casal e cinco filhos. Quando o barco os deixou no porto, ficaram em uma cabana rústica, totalmente isolada, fornecida pelo governo, próxima de Melimollo, Ilha Larga, setor Marchant.

Cristian tinha apenas nove anos de idade, sua família não era cristã e tampouco tinha a Bíblia que lhes permitiria conhecer o Senhor. Além disso, o pai era muito preconceituoso contra cristãos evangélicos. Eles tinham um rádio antigo que somente lhes permitia sintonizar em ondas curtas, ou seja, rádios estrangeiras. Foi assim que, certo dia, às 23h, eles conseguiram sintonizar, com impressionante clareza, a rádio KGI, de San Francisco, Califórnia, e ouviram um programa dirigido pelo pastor José Lobati. Ele falava de forma tão cativante que fez com que Cristian passasse a ouvi-lo diariamente e a meditar no que ouvia. A motivação especial de Cristian foi seguida por seus irmãos, que, juntamente com ele, iam entesourando os ensinamentos bíblicos que ouviam a cada noite.

Quando Cristian completou 11 anos, o pastor fez um chamado pessoal, durante o programa radiofônico, que lhe tocou profundamente o coração, levando o menino a se decidir por Cristo. Depois desse chamado, foi dado o endereço para onde ele poderia escrever. Naquele momento, ele compreendeu que deveria ser batizado, mas não sabia onde, nem quando ou como isso poderia ocorrer.

Cristian, a despeito de ter dificuldades para escrever, com a ajuda da mãe, preparou uma carta e se dispôs a enviá-la. Crendo firmemente que a carta chegaria a seu destino (San Francisco), entregou-a a um tripulante que se comprometeu a enviá-la quando chegasse a algum lugar com correio.

Passaram-se meses e, com o tempo, uma família passou a receber a correspondência dos habitantes locais e avisaram Cristian de que havia uma carta em nome dele. Ao buscar a correspondência, viu que se tratava de um envelope grande, despachado de San Francisco. Abriu o envelope e ali havia um diploma de honra por sua fidelidade em ouvir o programa, uma carta de ânimo e fotos do pastor Lobati. Na carta, o pastor o felicitava por sua decisão de aceitar a Cristo e desejar ser batizado. Disse-lhe também para procurar a igreja que guardasse todos os mandamentos. Cristian se perguntava onde encontraria esse tipo de cristãos e seguiu orando e ouvindo os programas. Certo dia, um amigo do setor lhe contou que sua esposa era cristã adventista e que tinha muitas Bíblias que, para ele, não serviam para nada. Pegou a Bíblia que sua esposa lhe havia dado e a entregou a Cristian. O rapaz começou a lê-la com entusiasmo e sua fé aumentou ainda mais.

Depois de um tempo, Cristian sentiu a necessidade de estudar e foi para o Colégio Andrés Bello, na cidade de Puerto Montt. Enquanto esteve nessa cidade, seguiu estudando a Bíblia e orando a Deus com o desejo de conhecer os cristãos que guardavam os mandamentos para, finalmente, poder ser batizado. Cristian era um bom aluno e uma colega necessitou de ajuda em matemática. Ele, com boa vontade, a ajudou, e a jovem agradecia o convidou para ir à igreja no sábado. Ele recusou várias vezes, até que por fim aceitou.

Na igreja, Cristian notou uma vitrine com publicações e viu ali os folhetos e livros que havia recebido do pastor Lobati. Isso o deixou impressionado. Ele perguntou de imediato à amiga se a igreja dela guardava os Dez Mandamentos, e obteve a resposta positiva. Oito anos haviam passado desde que ele começara a conhecer o Senhor e, por fim, havia encontrado a igreja na qual poderia ser batizado. Cristian estava emocionado com a maneira como Deus havia preparado todas as coisas para ele chegar àquele momento.

Hoje, ele está radicado na Ciudad de Puerto Montt e sua esposa e filhos estão na igreja. Ele é ancião da igreja e a esposa é diretora do Clube de Aventureiros.

Eles agradecem de todo o coração a Deus os milagres realizados na vida deles e confiam que todos os que perseverarem na oração e no estudo da Bíblia receberão a resposta fiel do Senhor.

Cristian Machuca Carvajal
Igreja Adventista El Alerce, distrito Puerto Montt Central
União Chilena

Nenhum comentário: