quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Qual é o Significado de “Salve Jorge"?



Não há dúvida que o principal  produto da rede Globo de televisão são suas novelas, um comercial de apenas 30 segundos chega valer a quantia de meio milhão, por isso suas telenovelas precisam chamar atenção e fazer parte da vida e do cotidiano dos brasileiros, independentemente do seu conteúdo, último capítulo de "Avenida Brasil" tem 50,9 de Ibope, maior audiência da TV no ano.

Conteúdo não tem sido o problema para os brasileiros em um país que músicas como o tchu tcha tcha tchu tchu tcha se tornam hits facilmente é a prova que a embalagem é mais importante que o conteúdo, basta apenas alguns personagens bonitos e bem maquiados, uma história de amor que tudo se torna uma paixão nacional.

A nova novela da globo  Escrita por Glória Perez e Malga Di Paula e dirigida por Fred Mayrink e Marcos Schechtman e um dos temas em pauta é a fé, isso nos leva a refletir no seu título, POR QUE SALVE JORGE?

Sem se preocupar com o seu público evangélico Glória Perez de forma explícita insere uma saudação comum das religiões afro-brasileiras “salve Jorge” ou seja “saudações Ogum”  Uma das entidades do Candomblé Na tradição religiosa afro-brasileira Candomblé, Ogum (como é conhecida essa divindade yorubá no idioma português) é frequentemente identificado com São Jorge.  Ogum é considerado o primeiro dos orixás a descer do Orun (o céu), para o Aiye (a Terra), após a criação, um dos semideuses visando uma futura vida humana. Em comemoração a tal acontecimento, um de seus vários nomes é Oriki ou Osin Imole, que significa o "primeiro orixá a vir para a Terra". (fonte Wikipédia).

A pergunta que fica é será que desta vez a rede Globo de Televisão deu um tiro no pé? Será que perderá a audiência do seu grande público evangélico? Tenho certeza que o mais pessimista dos analistas não fariam essa aposta pois o público evangélico gosta muito de novelas de conteúdo espírita e já está familiarizado com reality Show que vai contra a filosofia cristã.

Quanto a você que ainda está indeciso se assistirá ou não deixo minha dica:

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.  Filipenses 4:8

Pr Eliandro Jacques

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei, apesar de eu nao acistir TV ja faz um bom tempo.